A partilha da África, ou dito de outra maneira, a divisão da África pelos europeus transformou a economia, a política, a religião, os costumes, a língua (...) no continente. Causou conflitos entre os africanos e foi um dos principais motivos da Primeira Guerra Mundial.
Capitalismo
O desenvolvimento do capitalismo foi responsável por uma série de modificações que afetaram a vida de milhões de pessoas. A necessidade de mercadorias, de matérias primas, mão-de-obra e novos mercados consumidores modificou a ocupação do espaço e apropriação de alguns continentes.
A busca por rotas de especiarias modificou os rumos do continente americano. |
O capitalismo comercial, impulsionou portugueses e espanhóis em busca de novos caminhos para à Ásia, o que resultou na chegada dos europeus na América.
O colonialismo
Por aproximadamente três séculos o continente americano foi dominado e explorado, principalmente por Portugal e Espanha, grandes potências daquela época. A região que posteriormente constituiu o Brasil era um exemplo de colônia de exploração, baseada em monocultura de gêneros tropicais, como a cana-de-açúcar, café, extração de pau-brasil e metais preciosos. Era a época do colonialismo.
O trabalho escravo foi a base da mão de obra nas colônias de exploração. |
Entre os séculos XVIII e XIX ocorreram os processos de independência da América espanhola e portuguesa, constituindo uma dezena de países, politicamente independentes das antigas metrópoles.
A história da colonização não terminaria com a independência.
O Neocolonialismo
A partir do século XVIII, o processo de industrialização, iniciado primeiramente na Inglaterra progressivamente espalha-se pela Europa. Era uma nova etapa do capitalismo conhecida como Capitalismo Industrial. De forma resumida, a obtenção de riquezas e acúmulo de capitais dependeriam de matérias primas, mão-de-obra barata e mercados consumidores. Ou seja, as fábricas produziriam e dependeriam de consumidores para seus produtos, dito de forma simples, a nova etapa do capitalismo impulsionou a busca por novas colônias.
O uso de máquinas modificou o processo produtivo o que afetou a vida de milhões de pessoas. |
Nos séculos XVIII e XIX, as potências europeias iniciariam uma disputa que daria origem a ocupação dos continentes africano e asiático. Daí o termo neocolonialismo, ou novo colonialismo, para diferenciar do contexto histórico do capitalismo comercial e da política econômica mercantilista, da época das grandes navegações.
Motivos
A entrada dos europeus na África teve como interesse econômico a busca por matérias primas, mão de obra barata e mercados consumidores. Seguindo a lógica do capitalismo industrial, de que a produção em larga escala necessitaria de novas regiões para aumentar a produção e o consumo.
No entanto, as potências europeias buscaram pretexto para ocuparem o continente africano...
(em atualização)Assistam aos vídeos:
Observe com atenção as imagens abaixo:
Mapa da África seguindo a divisão territórial pelas principais potências da época. Imagem extraída do site: www.infoescola.com. |
Imagem sobre a Conferência de Berlim 1884-1885, que marcou a divisão do território africano pelas potências eurpeias. Extraída do blog: hcasiaeafrica.blogspot.com.
Entre na página http://www.slideshare.net/filipafernandes/conferncia-de-berlim-presentation-794089 e assista a apresentação sobre a "Partilha da África".
Atividades:
Responda em seu caderno as seguintes questões.
1) O que motivou a divisão do território africano?
2) O que foi a "Conferência de Berlim"? Quais países foram privilegiados? Justifique.
Bons estudos! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário