11 de mar. de 2012

Primeira Guerra Mundial (1914-1918)

     O século XX foi marcado por uma série de incoerências. A tecnologia, pensada a tempos atrás como um instrumento para facilitar a vida humana, mostrara-se com uma realidade, todavia seu uso oscilou entre o progresso da humanidade, com o aperfeiçoamento da Medicina e da Agricultura, por exemplo, a seu extermínio, com a invenção de máquinas de guerra de poder até então inconcebíveis, como a Bomba Atômica.
    Nesse ano estudaremos alguns conflitos, que marcaram esse período, como a Primeira Guerra Mundial, a Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria, dentre outros que muito bem exemplificam as contradições do Século XX.
   Bons Estudos

Atividade 1
   a)O que é uma guerra?
 b)Quais motivos levaram ao início da Primeira Guerra Mundial?


Para responder a essas questões leia os textos, assista aos filmes e observe as imagens.


Textos:




Filmes:






                Primeira Guerra Mundial:

Soldados no campo de Batalha durante a primeira guerra mundial, imagem extraída do blog: laiisemonteiro.blogspot.com




Montagem: Armas da Primeira Guerra Mundial



Assassinato de Francisco Ferdinando; Imagem extraída do blog: bibliotecaets.blogspot.com



 Para facilitar os estudos leia a aula disponibilizada pelo professor Michel Goulart (historiadigital.org)


Resumo Primeira Guerra Mundial (clique aqui)


Qual foi a Participação do Brasil?
  
    A participação de nosso país não foi muito contunde, entretanto tivemos uma contribuição ao lado da Tríplice Entente. Leia o pequeno texto abaixo e explique como foi a Contribuição do Brasil na Primeira Guerra:

Brasil na Primeira Guerra


Slides sobre a Primeira Guerra Mundial (motivos, desenvolvimento do conflito e resultados).

Teste seus conhecimentos


Primeira Guerra, questões de múltipla escolha. » Free online quiz software




Para estudar para a avaliação final do bimestre clique aqui, serão encaminhados para um site com um bom resumo sobre a Primeira Guerra Mundial.
Bons Estudos.



Trabalho Final do 1º Bimestre 


     Já estudamos a 1ª Guerra mundial em algumas aulas. Quem ainda não assistiu aos vídeos não perca tempo, elas ajudam a entender de forma simples o que foi a Primeira Guerra. Mas agora vamos ao que interessa. Vocês devem responder a uma pergunta e comentar uma imagem do período.


     A pergunta é a seguinte:

      1) Quais os motivos levaram ao início do conflito? Lembrem-se não há um único motivo,  mas sim uma série de fatores que mobilizaram os países para o início da guerra; e por fim, na mesma questão vocês devem responder: Quais foram os resultados do conflito? Não se esqueça das seguintes informações: número de mortos, quais países foram vencedores e derrotados, tratados...

       
2) A outra atividade envolve a interpretação de imagens e mapas. Escolha uma das imagens sobre a Primeira Guerra e faça um comentário sobre a imagem.(O tamanho mínimo do comentário é de 3 linhas) Lembre-se ao analisar uma imagem o olhar deve estar atento aos detalhes e também ao conjunto da obra, o todo. Use e abuse da sua criatividade e de sua percepção.


    Ah, já estava esquecendo, as duas atividades devem ser feitas em uma folha separada e entregues ao professor até o dia da última avaliação do bimestre que será marcada pelo professor.

Bom trabalho!
Professor Rafael.

4 comentários:

  1. Assassinato de Francisco Ferdinando

    a morte do príncipe, fou apenas um pretexto, para a iniciação da 1ª guerra, pois já se via na 1ªguerra 'estranhamentos'entre os países devido ao descordamentos de vários países.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danieli,
      Realmente, como estudamos o assassinato foi apenas um pretexto. Havia uma série de motivos, que explicam em conjunto o início da Primeira Guerra Mundial.

      Excluir
  2. Beatriz 8ªA

    Os motivos do conflito foram: o assassinato de Francisco Ferdinando herdeiro do trono Austro-Húngaro, a rivalidade anglo-alemã uma competição industrial e comercial entre a Inglaterra e a Alemanha, a rivalidade franco-alemã causada devido à derrota francesa na Guerra Franco- Prussiana e à perda da região da Alsácia Lorena para a Alemanha, a rivalidade austro-russo quando a Rússia queria dominar o Império Turco-Otomano, a fim de obter uma saída para o mar Mediterrâneo e, também, controlar a península Balcânica.
    Os resultados do conflito foram que no final da guerra aconteceram à entrada dos EUA, no conflito os EUA entrou na Tríplice Entende, pois havia acordos comerciais a defender. Este fato marcou a vitória da Tríplice Entende, forçando os países da Tríplice Aliança a assinarem rendição.
    Os países derrotados tiveram que assinar o Tratado de Versalhes que impunha fortes punições. A Alemanha inclusive teve seu exército reduzido sua indústria bélica controlada, perdeu a região do corredor polonês, teve que devolver à França a região da Alsácia Lorena, além de ter que pagar os prejuízos da guerra para os países vencedores.
    A Primeira Guerra Mundial teve aproximadamente de 9 á 10 milhões de mortos

    ResponderExcluir
  3. Daniele 8ªA nº4

    Resumo dos motivos da 1ª Guerra

    A primeira guerra aconteceu por vários motivos fatores de
    hostilidades e desconfortos entre países, principalmente europeus.
    Isso já estava acontecendo desde o século xIx com a unificação
    Alemã a França perdeu regiões como Alsácia Lorena e queria retoma lãs,
    Itália e Alemanha ficaram insatisfeitas com as poucas terras que conseguiram na África;
    Sendo maior parte delas pertencendo a Inglaterra e França.
    Ao começar o século xx os movimentos nacionalistas estavam acontecendo- O pequeno reino sérvio planejava formar ‘a grande Sérvia’, o império Otomano enfrentava
    Numerosos movimentos nacionalistas. Aproveitando esse tempo separatista, a Áustria- Hungria dominou a Bósnia Herzegovina,, A Rússia desejava as regiões de Bósforo e Dardanelos, e com isso, o mesmo objetivo da Alemanha era formar um só território
    Contido todos os países que falavam alemão e a Rússia russo. Além disso, a
    Alemanha e França brigavam pelas posses de Marrocos. A Inglaterra por sua vez se sentia ameaçada com o grande crescimento econômico e domínio dos mercados consumidores da Alemanha.
    Em 1871 Europa fez a PAZ ARMADA, potências formaram alianças e poderosos exércitos. Deste modo o continente só precisava de um pretexto para a iniciação da
    Guerra, E aconteceu o assassinato do Príncipe Francisco Ferdinando herdeiro do trono Austro-Húngaro deu um ponta pé ao conflito.

    O final do conflito foi desastroso quase dez Milhões de mortos, países saíram da batalha em crise e suas regiões devastadas. A entrada dos EUA em 1917 na guerra, pela Tríplice Entende deu-lhes a vitória; forçando a outra Tríplice assinarem uma rendição e o tratado de Versalhes de fortes punições- A Alemanha foi dada como culpada e teve seu exército e territórios reduzidos.
    E por ter sofrido menos prejuízos os EUA saíram da luta como grande potência

    ResponderExcluir

O que é Revolução?

Imagine a seguinte situação:    Paulo mora com seus pais André e Joana. André é gerente de uma grande empresa o que proporciona um bom...