6 de abr. de 2012

Revolução Russa (1917)


                      Desenvolvimento e desigualdade são faces da mesma moeda do Capitalismo.
    A Rússia no início do século XX iniciará seu processo de industrialização, mas convivia com características do período feudal.



Capitalismo, Revoluções e Conflitos


A decapitação de Luís XVI, na
França marcou simbolicamente 
o fim da era Absolutista.
   Estão lembrados da Revolução Francesa. Quando o Terceiro Estado tomou o poder, derrubou o Rei e instalou sob influência da burguesia uma República "Democrática". 


    O mundo nunca mais foi o mesmo. Mais de um século depois ocorreu uma Revolução na Rússia que influenciou e deu rumos para o século XX. 


      Tudo começou no final da Idade Média (Baixa Idade Média). Novas técnicas agrícolas, fim das invasões bárbaras, ressurgimento do comércio e das cidades.
  
         

 
   O Sistema Capitalista (comercial), progressivamente, substitui as relações baseadas na servidão. 
   Séculos depois, a Revolução Industrial modificou definitivamente o modo de produção.

 Aos poucos, com a proliferação da industrialização, alguns países disputaram por mercados consumidores, dessas disputas surgiram conflitos e guerras que podem ser definidos como mundiais.


   Rússia antes da Revolução 



   Vou tentar resumir o que acontecia na Rússia no início do século XX. O país estava atrasado em relação às outras potências. Aproximadamente 80% da população viviam nos campos em situações de grande miséria. O sistema lembrava o modo de produção servil, com um grande acumulo de terras nas mãos de poucas pessoas.


   Nas cidades a situação não era muito diferente. A entrada de indústrias estrangeiras, de países como França e Inglaterra avançavam pelo território russo, buscando novos mercados, mão-de-obra, matérias primas...
   Em relação à política, a Rússia era governada por uma espécie de imperador, conhecido como czar. Na época da revolução o czar se chamava Nicolau II, sua postura centralizadora não agradava a população, além de não implementar políticas que beneficiassem o povo russo.







   Então professor,  podemos falar que a Rússia era um país atrasado e que as pessoas que viviam nas cidades e nos campos eram exploradas, tinham péssima condição de vida e não estavam satisfeitas com isso,  enfim queriam mudanças.
Retratos da Revolução Russa, antes da Revolução

    Além desse contexto social, político e econômico, outros acontecimentos direcionaram para o início da revolução.


Ideologia
      Estão lembrados do Iluminismo. De que para entender as mudanças políticas, econômicas, sociais, culturais era preciso entender o que foi o Iluminismo. Quais eram suas idéias, o que propunha seus filósofos. Posteriormente, estudamos a Independência das 13 colônias, a Revolução Francesa, a Independência do Brasil e vimos que tais movimentos foram fortemente influencias pela filosofia iluminista.
   Agora para entendermos o século XX é preciso entender as idéias propostas pelos socialistas e comunistas. Já ouviram falar de Karl Marx e de Lênin?
Mas isso fica para a próxima aula...
 Material extra:

Slide Michel Goulart, sobre a Revolução Russa (historiadigital.org)



Bons Estudos.
Professor Rafael.

6 comentários:

  1. Beatriz e Daniele 8ªA:
    Revolução são transformações que em um país, muda a sociedade, a vida da população, economia e a governação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz e Daniele,
      As revoluções como já estudamos no ano passado são grandes transformações, que modificam de forma ampla a vida das pessoas. No decorrer da História e Pré-História tivemos várias revoluções, como a "descoberta do fogo", do Neolítico (agricultura), as Revoluções Políticas, como a Francesa, a Industrial, tecnológica, elas realmente modificaram a vida das pessoas, o estilo de vida,as relações de trabalho...

      Excluir
  2. vc ta fazendo uma comparação com a revolução russa e a revolução francesa que o terceiro estado se revelou isso não e a base do que vc ta falando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paola,
      Escrevi o texto de forma ampla, fazendo comparações, buscando explicações mais gerais sobre as transformações nos últimos séculos. De forma mais pontual, a Revolução Francesa influenciou os "rumos" dos séculos subsequentes, assim, como a Revolução Russa o século XX, no caso a bipolarização: Capitalismo x Socialismo que gerou a Guerra Fria...

      Excluir
  3. n'7 8A
    entao a revoluçao francesa insentivou os outro paises a tambem se revolucionarem e mudar suas formas de governo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabiih, isso mesmo. No século XVIII e XIV, a Revolução Francesa influênciou países a buscarem "independência" política. No século XX, a Revolução Russa influênciou outros países a seguirem o modelo socialista, além de assustar o "mundo capitalista", com uma possível revolução socialista mundial.

      Excluir

O que é Revolução?

Imagine a seguinte situação:    Paulo mora com seus pais André e Joana. André é gerente de uma grande empresa o que proporciona um bom...