12 de abr. de 2012

Trabalhos 5ª série

Separei dois textos da 5ª série, sobre a pré-história. Os trabalhos seguiram a orientação da postagem sobre a "Pré-História e a Arqueologia"


A evolução humana,
por Julia Carolina Gonçalves.
 



 Como tudo começou
 Muita gente acha que o homem veio originalmente do macaco, mas estão errados!
O ser humano (que cientificamente se chama Homo Sapiens ) e o macaco evoluíram de uma mesma espécie  de Primatas mas , de forma diferente (isso explica a semelhança entre eles ).
Nossa espécie evoluiu de acordo com as nossas necessidades: sua coluna vertebrada começou a se endireitar, começamos a ter mais raciocínio lógico e com isso inventamos formas de viver mais facilmente.



Como surgiram as primeiras armas
      Observando os animais, dizem que o homem viu que usavam os dentes para ferir e matar a presa. Com isso, a espécie humana amarrava pedras lascadas a pedaços de paus, imitando o que viam.
 Com o tempo, as armas foram evoluindo: arco e flecha, arpões de ferro, lanças... 

A importância da descoberta do fogo

   A descoberta do fogo foi muito importante para a raça humana, pois com ela descobrimos que poderiamos assar alimentos. além disso, o homem descobriu que os animais tinham medo daquilo, poderiamos dizer que o fogo também é uma arma de defesa.
    
A convivência em grupo, a agricultura e a criação de animais

Com o tempo, o Homo Sapiens começou a viver em grupo.
A agricultura e a criação de animais se iniciaram quando em volta das cabanas foi se acumulando detritos de decomposição como: ervas, cinzas, restos de comida e ossos de animais. As mulheres perceberam que as plantas nasciam abundantemente na terra onde havia os detritos, dessa primeira informação tiveram um gesto inovador: o cultivo de plantas.
Com isso perceberam que aquilo atraia os animais e pensaram que se mantivessem aqueles animais vivos perto de uma fonte de água teriam uma reserva de alimento, de lã e pele.
Foi assim que se iniciou a agricultura e a criação de animais.


As comunicações
Antes, os homens só se comunicavam com gestos. Com o tempo aprenderam a se comunicar oralmente.
Depois vieram os desenhos (pinturas rupestres). Eles acreditavam que desenhando animais nas suas cavernas iriam atraí-los.
Só depois de muito tempo foi inventado a escrita.

FIM

 
Como tudo começou,
por Keisy Silva Mendronti
                      
 
 
            
Todos acham que o homem evoluiu do macaco , mas estão errados .
O homem e o macaco vieram do mesmo ser, mas eles evoluíram de forma diferente, cada um tomou um caminho diferente.
Os primeiros homens viviam em árvores, mas os alimentos começarão a nascer no chão e então eles começarão a descer das árvores e mudarão aos poucos sua postura.
Nesses últimos quatro milhões de anos a espécie humana sofreu uma série de modificações, não apenas mudanças no corpo, mas também mudanças no modo de vida. No inicio, o homem apenas coletava frutos, seu cérebro foi se aperfeiçoando e a espécie criou instrumentos, armas e hoje dominou nosso planeta.
O homem aprendeu com o passar do tempo, caçar e coletar frutos. Começou construir armas, aprendeu a usar o fogo, iniciou o domínio da natureza, aprendeu a se comunicar, aprendeu a criar animais, aprendeu a plantar e viver em grupo.
Os primeiros homens não tinham moradia fixa, então quando acabava a comida de um local ele migrava para outro. Depois eles foram criando suas moradias até chegar aos dias de hoje.
As espécies humanas surgiram na África e migraram para outros países, foram se espalhando pelo mundo.

do.

 FIM


      
         

3 comentários:

  1. Keisy e Julia... os textos de vocês estão fantásticos! Quanto orgulho sinto, meninas... espero que continuem sempre dedicadas da mesma maneira como têm se mostrado... desse modo, terão um futuro brilhante!!! Saudades de vocês... beijos, Heloisa (professora da 4ª série B)

    ResponderExcluir
  2. acabarão com nós da 6ºA!!kkkkkkkkk
    parabéns Keisy e Julia continuem sempre assim!!!
    amei a redação e os desenhos de vocês!!
    bjos!!
    ass:Rilary 6ªA

    ResponderExcluir
  3. Keisy e Julia os textos escritos por vocês estão ótimos!!!! O trabalho desenvolvido pelo professor Rafael é de excelente qualidade. Esse tipo de iniciativa faz a diferença.

    Gisele

    ResponderExcluir

O que é Revolução?

Imagine a seguinte situação:    Paulo mora com seus pais André e Joana. André é gerente de uma grande empresa o que proporciona um bom...