19 de jun. de 2012

História em Slides

Apresentação

   História em Slides foi pensado durante o segundo bimestre  até que a ideia amadurecesse e tomasse forma de um projeto.

   O trabalho consistiria em escrever uma história com personagens e depois montar materiais como uma fotonovela ou quadrinhos. 


   Nas últimas semanas do segundo bimestre, apresentei alguns temas aos alunos, naquele momento disponibilizei instruções que podem ser lidas na integra no link:
http://passadosetempos.blogspot.com.br/2012/05/trabalhos-segundo-bimestre.html 

Conteúdos por séries:
5ª série: Neolítico, Mesopotâmia ou Egito.
6ª série: Islamismo, expansão islâmica, formação de Portugal ou Renascimento (científico ou cultural)
8ª série: Revolução Russa, Crise de 1929, Totalitarismo, Nazismo, Anos de 1920.

O roteiro
   Após escolherem os temas, os alunos foram instruídos para pesquisarem no caderno (as explicações dos conteúdos), no livro "História em Documento" e em outros materiais que julgassem necessário.
   Feito isso, disponibilizei em média duas aulas por sala para a escrita do trabalho, ou seja, o roteiro, que posteriormente seria editado na sala de informática (devo agradecer a estagiária Rosângela, do programa "Acessa Escola", que foi prestativa e atenciosa com os alunos, facilitando assim o desenvolvimento dos trabalhos).

Escrita e reescrita  
   Após e durante a escrita do roteiro, orientei e fiz observações, no que se refere aos conteúdos e ao formato do texto. Nesse momento expliquei que deveriam escrever "uma história explicativa, usando personagens (1 ou 2). Exemplo se você escolher um personagem vai explicar a história para quem estiver lendo, se optar por 2 personagens um personagem pode contar a história para o outro. A história deve ser escrita de forma simples, mas espero que seja bem criativa e interessante", essas orientações foram postadas no blog no momento do trabalho e podem ser encontradas no link indicado acima.
   O foco dessa etapa foi a escrita da história (conteúdos), os personagens poderiam ser adaptados posteriormente a narrativa.
   Após algumas orientações individuais e reescritas do trabalho em sala, os alunos foram orientados a terminarem o roteiro em casa.

Os grupos
   Até aqui as tarefas foram individuais. Na verdade, havia pensado em trabalhos em grupo, mas conhecendo à cultura de trabalho em grupo, de que um faz e coloca o nome dos demais, optei no primeiro momento por trabalhos individuais e posteriormente separar os alunos em grupos, de acordo com o tema escolhido.   
    Nesse momento, orientei para criar uma única história, com o melhor de cada texto individual.

Pesquisa de Imagens
   A próxima etapa foi a pesquisa das imagens. Isto é, deveriam separar cada parágrafo do trabalho e procurar imagens dos personagens que contariam a história e principalmente imagens relacionadas aos conteúdos históricos narrados. Essa etapa foi bem rápida, em média uma aula por sala.

Montagem e edição
   Agora passamos para a fase de montagem dos textos e imagens. Por não terem conhecimento do programa "Power Point" orientei que iniciassem a digitação no programa "Word". Feito isso, expliquei o funcionamento do Power Point. Fomos criando slides e incluindo as imagens (pesquisadas na internet) e o texto digitado no Word.
    Grande parte dos alunos optou por terminar a montagem dos slides em casa. Alguns trouxeram os trabalhos prontos em pen drives. Os que apresentaram maiores dificuldades foram orientados individualmente na montagem dos slides.

Edição Final
   Por fim, segui com uma nova correção dos trabalhos, edição, organização e padronização. Um pouco trabalhoso, mas valeu pelo resultado final, que pode ser apreciado nas postagens abaixo.
Boa leitura,
Professor Rafael.
Clique aqui para  ler o trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é Revolução?

Imagine a seguinte situação:    Paulo mora com seus pais André e Joana. André é gerente de uma grande empresa o que proporciona um bom...