24 de jun. de 2012

Os filósofos pré-socráticos.

   Na história da filosofia, os filósofos pré-socráticos também são conhecidos como filósofos da natureza ou físicos. O termo pré-socrático na Filosofia relaciona-se  a ideia de que tais filósofos viveram antes de Sócrates, e indica uma tendência de pensamento voltada para a compreensão do mundo a partir da observação e do uso da razão.
 Eles desenvolveram teorias que apresentavam diferentes respostas para a mesma pergunta: Qual a origem do mundo, do universo, da natureza, da vida? 
Sócrates e a Filosofia
O termo pré-socráticos é uma indicação  cronológica, pois a maioria dos filósofos da natureza viveram
antes de Sócrates (retratado acima).

terra, fogo, aguá e ar
Os quatro elementos que para Empédocles
 constituía  a essência de todos as coisas.
 
Os filósofos
   Tales, Anaximandro, Pitágoras, Parmênides, Zenão, Heráclito, Demócrito, Empédocles são alguns nomes, entre muitos filósofos que inauguraram o pensamento filosófico no Ocidente. A filosofia nascente se caracterizava pela busca de explicações capazes de satisfazer a mente humana de modo alternativo as explicações que a mitologia grega oferecia para o funcionamento da realidade e o surgimento da vida.

      Esquema extraído do blog: conhecimentoedireitodetodos.blogspot.com



Contexto histórico
 Os filósofos pré-socráticos impulsionaram o surgimento da filosofia na Grécia antiga, mais precisamente, nas colônias gregas na Ásia menor e região da Itália. Eles se dividiam em escolas de pensamento: Escola Jônica, Escola Itálica, Escola Eleática, Escola Atomística; de acordo com o local e problemas discutidos por seus pensadores. Viveram entre os séculos VII e V a.C.
Aula abaixo, trata dos principais filósofos pré-socráticos e suas teorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é Revolução?

Imagine a seguinte situação:    Paulo mora com seus pais André e Joana. André é gerente de uma grande empresa o que proporciona um bom...