12 de jul. de 2012

Democracia em Atenas e no Brasil


assembleia    A palavra democracia origina-se de dois termos gregos demo, traduzido para povo e kratos para governo. Assim democracia seria governo do povo. 


Afinal quem seria esse povo?
   Hoje quando pensamos em povo pensamos em todas as pessoas que fazem parte da sociedade, homens e mulheres, sem distinção. Na cidade de Atenas onde o regime foi criado, havia diversas pessoas excluídas da participação política, como escravos (parte considerável da população), mulheres e estrangeiros. 
  Só homens maiores tinham o poder político e decidiam em assembléia (eclésia) os rumos da vida do povo ateniense. 

A diferença
   Atualmente nas democracias modernas tanto homens como mulheres participam das decisões políticas. Ou seja, a democracia não exclui as pessoas pelo sexo, como acontecia com as mulheres e pela condição social, como acontecia com os escravos e e estrangeiros.


presidenta do brasil



Hoje as mulheres votam e podem ser eleitas para cargos públicos. Dilma foi eleita ao cargo de  presidente do Brasil.
  




   Por outro lado, a democracia grega era direta. A participação não passavam por representantes. Os próprios cidadãos participavam das decisões.


assembleia ateniense


 Homens reunidos em assembleia tomavam as decisões políticas.


  
   As atuais democracias são representativas, como é o caso da brasileira. Votamos em nossos representantes (políticos) e eles tomam as decisões. Acompanhe o exemplo:

Democracia Direta (Grega) 
 Povo---------------------------decisão política

Democracia Representativa (Brasil)
 Povo----------políticos-------decisão política



eleição na democracia representativa

    A democracia representativa. O poder do voto!?
   




Comparando os dois modelos de democracias, constata-se que a grega era direta, permitia aos cidadãos participarem diretamente dos rumos da cidade (tomadas de decisões), por outro lado excluía grande parte da população. A democracia brasileira é indireta, realiza-se principalmente através das eleições, tendo homens e mulheres os mesmos direitos.


Problema da Democracia
   Um dos grandes problemas da democracia atual diz respeito ao envolvimento dos políticos em casos de corrupção, observe novamente o esquema:



         Democracia Representativa (Brasil)
        Povo------políticos------decisão política


 O povo vota nos políticos esperando que eles correspondam suas expectativas. Por exemplo, voto no político Paulo porque ele prometeu que iria melhorar a condição de vida dos trabalhadores, aumentar o salário mínimo...Quando eleito Paulo não cumpre com suas promessas e toma as decisões políticas que atende a seus interesses (particulares) e não aos interesses das pessoas (coletivo) que o elegeram.
   
acordos políticos



acordos políticos


A democracia que deveria atender aos interesses da maioria, muitas vezes representa os interesses pessoais de alguns políticos ou de    seus partidos. 



 

                                 


 A democracia na cidade de Atenas era direta, mas necessitava de alguns órgãos e representantes para garantir seu funcionamento, acompanhe o esquema:
orgãos democracia grega
fonte: criticaehistoria.blogspot.com   

Conclusão
  Temos o direito ao voto, mas não tomamos decisões políticas, apenas votamos nos políticos que têm o poder em suas mãos.
   Já na cidade de Atenas a maioria das pessoas eram excluídas (condição inferior das mulheres, escravos e estrangeiros), mas por outro lado os homens poderiam discutir opinar e tomar decisões políticas.
      Democracia significa poder do povo, para que ela funcione a população deve discutir, participar da tomada de decisões. Atualmente, devido ao crescimento populacional (aproximadamente 200 milhões de pessoas) uma democracia aos moldes da ateniense seria inviável. Espera-se que a participação do povo seja ampliada e não fique apenas resumida ao voto.

5 comentários:

O que é Revolução?

Imagine a seguinte situação:    Paulo mora com seus pais André e Joana. André é gerente de uma grande empresa o que proporciona um bom...