19 de abr. de 2012

Atividade Revolução Russa

Até o século XIX, a disciplina História preocupava-se com a vida de grandes personagens e com alguns fatos considerados marcos para o entendimento da História. Durante o século XX, essa concepção foi superada. A História dos “pequenos personagens”, do cotidiano, dos excluídos  venceu.

Por outro lado, não podemos excluir o peso de alguns personagens nas mudanças históricas.

A tarefa consiste em responder qual a participação dos 3 personagens (Marx, Lênin e Nicolau II), na Revolução Russa. Clique nas figuras e serão encaminhados para outros sites. Leia os textos com atenção e publique suas respostas nos comentários, no final da postagem. O prazo para comentar é até o final do bimestre, quando irei atribuir nota.

Bons estudos,
Professor Rafael.







2 comentários:

  1. Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia. Mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os poucos empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com os governo do czar.

    No ano de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta e repressiva de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes. Marinheiros do encouraçado Potenkim também foram reprimidos pelo czar.

    Começava então a formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia.

    ResponderExcluir
  2. Anne (nº3) 8ª B
    No século XIX a expansão capitalista enriqueceu a burguesia, havia muita exploração e miséria, alguns pensadores europeus propuseram novas ideologias. Karl Marx em 1948 lançou um documento que acaba com a propriedade privada, o Manifesto do Partido Comunista.
    A Rússia era um país que não tinha muito desenvolvimento mais de 80% da população era do campo, ela não tinha muitas indústrias e as que tinham eram de outros países e havia baixos salários...
    Em 1905 a população se reuniu e fez uma passeata até o palácio do Czar para levar queixas, Czar manda seus soldados atacarem, centenas de pessoas morreram, isso ficou conhecido como Domingo Sangrento.
    Czar fica mais doze anos no poder a situação do país era péssima.
    Em 1917 a população se reuniu contra o governo e os soldados do Czar os ajudam e tiram a Rússia da Primeira Guerra, com o líder Lênin.
    Houve uma guerra civil entre os bolcheviques e os mencheviques, os bolcheviques ganham e tomam o poder.
    A economia estava arrasada, para melhorar Lênin criou a NEP que autorizou o retorno parcial do capitalismo, graças a NEP a produção foi retomada.
    Em 1922, Lênin se afastou para a entrada de Stálin, com ele o regime capitalista toma um novo rumo.

    ResponderExcluir

O que é Revolução?

Imagine a seguinte situação:    Paulo mora com seus pais André e Joana. André é gerente de uma grande empresa o que proporciona um bom...