26 de jun. de 2012

História da Filosofia Antiga

 O homem pode ser caracterizado como um ser que cria pensamentos e explicações. Na criação de pensamentos estão presentes tanto o mito e pensamento por figuras, como a racionalidade baseada em    pensamentos conceituais. 

 Os mitos

   Os gregos antigos, desde os primórdios da sua civilização, tiveram a experiência de ordenar o mundo por meio dos mitos. No entanto, o desenvolvimento comercial político e cultural impulsionou o surgimento de uma nova forma de entender o mundo e responder os questionamentos sobre a existência. Se, para alguns, as narrações fantásticas da mitologia serviam como explicações, suas catástrofes, seu clima, sua organização, sua origem; outras pessoas começaram a procurar respostas fora dos mitos. 


Acima Goya representou Cronos devora seus filhos.
 A mitologia explicando a origem do mundo.

A Filosofia

   O nascimento da filosofia pode ser entendido como o surgimento de uma nova ordem de pensamento que, ao abandonar a crença mítica como fundamento do conhecimento do mundo, inaugura o método lógico e racional para o exercício do pensamento. A origem etimológica palavra filosofia deriva dos termos, philia e sophia, que em grego antigo significam, respectivamente, amizade e sabedoria. Temos assim a “amizade pela sabedoria”, o desejo de estar próximo do saber, do conhecimento verdadeiro. 

   Atribui-se a Pitágoras, filósofo pré-socrático, a criação da palavra filosofia. Os filósofos pré-socráticos foram os primeiros a romper com os mitos através da proposta de usar o pensamento racional para explicar a realidade. Eles também eram conhecidos como filósofos da natureza ou físicos por acreditarem que o conhecimento a ser alcançado pela razão se encontrava no mundo, daí a necessidade de observação da realidade. 



"A escola de Atenas", do pintor renascentista Rafael Sanzio,
representa o auge do desenvolvimento filosófico na cultura grega.

   Os filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles viveram na polis de Atenas no apogeu do seu desenvolvimento cultural. Esses pensadores são responsáveis pela consolidação do modo racional de pensar o mundo. A investigação filosófica passou a ser direcionada as questões políticas, principalmente as que se referiam à instituição e ao desenvolvimento da democracia em Atenas. Os filósofos do período clássico também trataram de temas que nos preocupa até os dias de hoje, como ética, arte, ciência, teoria do conhecimento.



A aula abaixo, trata da passagem do mito para a Filosofia.



View more PowerPoint from rafaforte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é Revolução?

Imagine a seguinte situação:    Paulo mora com seus pais André e Joana. André é gerente de uma grande empresa o que proporciona um bom...