27/06/2012

Obras de Leonardo da Vinci

Monalisa modificada  Nessa aula sobre o Renascimento algumas obras do grande mestre Leonardo da Vinci exemplificam as principais características do período, destacando a arte, a concepção antropocêntrica, o realismo, o estudo da Matemática, a perspectiva e o sfumato.
  O estudo do Renascimento pode ser mais interessante quando se explora o potencial artístico do período. Leonardo da Vinci impera num universo de grandes artistas que também merecem destaque, como Rafael Sanzio, Michelangelo Buonarroti dentre outros. 
  
Características do Renascimento na obra de Leonardo da Vinci

   Antropocentrismo: do grego anthropos, "humano" e kentron:, "centro". A concepção de que o homem seria o centro. 
   Não que o religioso tenha ficado de lado, diversas obras remetem a passagens religiosas:

Virgem Benois

São João Batista
O batismo de Cristo

   
O antropocentrismo é a revitalização do homem, da sua centralidade. No Renascimento, o humano voltou a ser discutido, estudado e valorizado. Na imagem 1 "Dama com arminho" personagem central pousando com um animal, na Imagem 2 "Homem Vitruviano", um dos ícones do antropocentrismo representa as medidas exatas de um corpo perfeito.
   Nas imagens 3 e 4, respectivamente "A virgem e o menino com Santa Ana" e "A Virgem do Cravo", representam o humano em cenas cotidianas.

                                                     
obras de Leonardo da Vinci
Imagem 1 A dama com arminho
Obras de Leonardo
Imagem 2 O homem Vitruviano























Realismo - Consiste na representação da realidade em seus detalhes, nada melhor que o detalhismo da obra para expressar a característica.

                            

obras de leonardo da vinci
Imagem 4 A Virgem Benois
obras de leonardo da vinci
Imagem 3 A Virgem e o menino
com Santa Ana



Dissecação: Dissecar animais e humanos e estudá-los possibilitou a Leonardo aprofundar sua percepção dos corpos em sua anatomia, constituição dos músculos e dos seres vivos de forma geral, o que refletiu na representação detalhista em suas obras, muito próximas da realidade.



estudos de Leonardo da Vinci
Na imagem, o corpo humano é observado e reproduzido, 
destaque para as anotações ao lado.

Matemática: O estudo da matemática (proporção) e da geometria possibilitava que as obras alcançassem efeitos de angulações e mesmo de profundidade. A busca do equilíbrio das formas é outra característica proporcionada pelo estudo da Matemática.
Monalisa e a Matemática


   Um estudo interessante sobre a Matemática na obra Monalisa pode ser encontrado no blog do professor Denis Mandarino ou baixada no site Webartigos. 

Perspectiva(clique): Técnica que consiste em representar em uma superfície plana (uma tela por exemplo) a realidade em sua tridimensionalidade, como nos atuais cinemas 3D. Os estudos matemáticos e o trabalho com as cores foram essenciais para o sucesso da técnica.        
   Observe, primeiramente o esboço abaixo, e por fim o quadro Última Ceia, já finalizado.

última ceia perspectiva



   Num primeiro momento a obra "Última Ceia" foi arquitetada a partir do uso da Matemática, delimitada e angulada. O que já proporcionou o efeito da perspectiva.

técnica sfumato, última ceia
   Posteriormente a obra foi pintada, note como a perspectiva e a profundidade ficaram mais complexas com o jogo de cores. 
   No ambiente interno prevale-se as cores fortes das roupas de Cristo e dos apóstolos, e o escuro do ambiente, já no fundo observa-se a paisagem, num tom mais claro, o que realça o efeito de profundidade.
Sfumato (clique): O jogo de claro e escuro existente em muitas obras de Leonardo realçava o indivíduo (centralismo) dando também a ideia de profundidade, forma, volume, enfim a tridimensionalidade. Observe:

Para saber mais clique sobre a
técnica de sfumato clique aqui.
monalisa sfumato
A face de Monalisa é um exemplo
da técnica de Sfumato.

Conclusão  
   O objetivo da aula foi demonstrar a relação das obras de Leonardo da Vinci com algumas das características centrais do Renascimento. Demonstrando que as obras de artes são ferramentas potencializadores da relação ensino aprendizagem, além de serem interessantes para os professores e alunos. Numa próxima postagem a aula partirá da visita à MUSEUS VIRTUAIS.


Outras aulas sobre Renascimento:
http://passadosetempos.blogspot.com.br/2012/04/genios-do-renascimento.html
http://passadosetempos.blogspot.com.br/2012/04/renascimento-epoca-de-transfomacoes.html

Bons estudos,
Rafael Forte Martil 



Um comentário:

  1. adorei as suas principais obra que marcarâm as êpocas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...