12 de jul. de 2012

As mulheres em Esparta e Atenas

mulher esparta Ser mulher na antiguidade era diferente de ser mulher hoje?
As mulheres conseguiram novos direitos ou pouca coisa mudou nos últimos milênios?




O papel das mulheres em Atenas e Esparta
   A condição das mulheres não era a mesma em todas as pólis gregas. As duas cidades (estado) mais citadas da Grécia Antiga: Esparta e Atenas, destinavam papeis diferentes ao sexo feminino.
   A mulher ateniense ficou conhecida pela submissão, pela vida destinada a família e as atividades privadas, não participava da vida pública, incluindo negócios, jogos e política.
   Já a mulher espartana tinha mais liberdade para tratar assuntos públicos, sendo que muitas vezes tomava o lugar dos maridos para tratar de negócios, quando da ausência dos homens, como nos momentos de guerra.
   Uma comparação sobre os papeis das mulheres em Esparta e Atenas pode ser feita a partir da análise da música Mulheres de Atenas, de Chico Buarque com o filme 300, do diretor Zack Snyder.

Mulher Espartana
Rainha Gorgo discursando(espanhol)


   Nessa passagem do filme 300 a rainha Gorgo discursa para um público masculino, demostrando que as mulheres espartanas tinha função social (pública) ao contrário das mulheres de Atenas.

Mulheres de Atenas 
     A música de Chico Buarque de Holanda "Mulheres de Atenas", reflete sobre a condição das mulheres na Grécia Antiga e na atualidade.
   Encontrei essa versão de mulheres de Atenas no youtube, além da música há uma bela montagem de imagens, vale apenas conferir, clicando na imagem acima ou aqui.

As mulheres contemporâneas
  No decorrer do século XX, as mulheres conquistaram diversos direitos. Em relação as leis conseguiram condição de igual jurídica em relação aos homens, igualdade política podem votar e candidatar-se a cargos públicos. O Brasil é governado por uma mulher. 
  Conseguiram vagas no mercado de trabalho, mesmo que ainda exista diferenças e alguns preconceitos, as mulheres saíram de casa para trabalhar, tornaram-se independentes de seus maridos.
 Há muitas diferenças entre homens e mulheres. Espera-se daqui em diante que as relações sociais sejam pautadas em critérios de igualdade.

Atividades - Mulheres: Esparta e Atenas.
1) Aponte as principais diferenças entre as mulheres de Esparta e Atenas.
2) O papel das mulheres na sociedade mudaram no decorrer do tempo? Justifique sua resposta.
3) Como Chico Buarque define as mulheres atenienses? Explique
4) Assistindo ao trecho acima do filme 300 é possível afirmar que as mulheres atenienses tinham mais liberdade que as mulheres espartanas.

6 comentários:

  1. muito bom!! vou recomendar para os meus colegas

    ResponderExcluir
  2. Nao emtendi a ultima questao .
    Como asim as mulheres atenienses tinham mas liberdade que as mulheres atenienses?deveria ser espartanas nao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      fiz a correção da questão, de ateniense que estava repetida por espartana.
      Obrigado,
      Rafael

      Excluir

O que é Revolução?

Imagine a seguinte situação:    Paulo mora com seus pais André e Joana. André é gerente de uma grande empresa o que proporciona um bom...