16 de fev de 2013

Motivos e causas, o Contexto Histórico


ser pensante   Por que os brasileiros falam português? Por que se fala espanhol na Argentina? Porque a África  é um continente pobre? Por que a escravidão foi abolida? Por que dizemos que todos são iguais perante a lei?

    O estudo da disciplina História quase sempre pode ser iniciado com perguntas.

    Entender por que as coisas aconteceram facilita um entendimento mais aprofundado dos conteúdos e facilita relacionar o passado com o tempo atual.

   Nas últimas décadas e séculos, os historiadores têm valorizado as ações das pessoas comuns e não apenas dos grandes personagens como era comum até o século XIX.

diretas já
O movimento "Diretas Já" exemplifica
 a participação do povo nas
 mudanças históricas.

   Para entender as mudanças é necessário estudar vários fatores que se relacionam e resultam em modificações. Fatores, econômicos, políticos, culturais, religiosos...

Esquema extraído do blog: http://telahistorica.blogspot.com.br/2011/02/mapa-mental-da-abolicao-da-escravidao.html


O Contexto Histórico

   No site historiadobrasil.net,  há um exemplo simples sobre contexto histórico explicando o porque do uso do trabalho escravo (negros africanos) na colônia que posteriormente formou nosso país:


No início da colonização do Brasil (século XVI), não havia no Brasil trabalhadores para a realização de trabalhos manuais pesados. Os portugueses colonizadores tentaram usar o trabalho indígena nas lavouras. A escravidão indígena não pôde ser levada adiante, pois os religiosos católicos se posicionaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Logo, os colonizadores buscaram uma outra alternativa. Eles buscaram negros na África para submetê-los à força ao trabalho escravo em sua colônia. Foi neste contexto que começou a entrada dos escravos africanos no Brasil.(trecho extraído:      http://www.historiadobrasil.net/abolicaodaescravatura/)

   Outro exemplo pode ser encontrado no trecho a seguir:
Causas da Revolução Francesa:

- Descontentamento do Terceiro Estado (burguesia, trabalhadores urbanos, camponeses), que era a grande maioria da sociedade, com os privilégios da nobreza e do clero;- Os integrantes do Terceiro Estado deviam pagar altos impostos, enquanto clero e nobreza eram isentos. Esta disparidade gerava muita revolta em grande parte da população;- Quase todas as terras do território francês estavam nas mãos da nobreza, fato que também gerava muita revolta na população;- As pessoas que contestavam o absolutismo na França eram presas na Bastilha (espécie de prisão política da monarquia) ou enviadas para a guilhotina;- Péssimas condições de vida enfrentadas pelos trabalhos urbanos (carga de trabalho elevada é baixos salários) e camponeses (viviam praticamente em situação de miséria);- Elevados gastos da nobreza com luxo (festas, banquetes, roupas caras, joias, etc.), enquanto grande parte da população vivia em péssimas condições de vida;- Grande vontade da alta burguesia comercial em participar das decisões políticas da França. A burguesia queria também maior liberdade econômica, com pouca interferência do governo;- Grande influência dos ideais iluministas, que defendia o fim do absolutismo, sobre os intelectuais e integrantes da alta burguesia.(extraído:http://www.suapesquisa.com/francesa/causas_revolucao.html)
   O contexto histórico é o estudo dos fatores responsáveis pelos acontecimentos e mudanças históricas. O contexto histórico geralmente está relacionado com motivações políticas, econômicas, culturais e religiosas.

   Quando começarmos estudar os conteúdos, procure entender as causas e motivos que causam as mudanças e as revoluções.

      É mais importante entender os motivos que decorar conteúdos.

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