A
História não é uma disciplina que estuda apenas as datas que ocorreram fatos
históricos. Ela também estuda os motivos. Por que ocorreu o fim da escravidão no
Brasil.
Na
verdade foram vários motivos, que não surgiram apenas no ano de 1888. O
pesquisador busca no período de tempo quais foram esses motivos que resultaram no
fim da escravidão.
Daí a importância de entender sobre períodos de tempo, que é o assunto dessa postagem.
Década: Uma década corresponde a 10 anos.
Século:
Um século é um intervalo de 100 anos.
Milênio:
Um período de 1000 anos.
Para
entender a marcação do tempo em séculos temos que partir do nascimento de
Cristo, marcamos como ano 1 d.C (depois de cristo). Acontecimento anteriores ao
nascimento de Cristo a.C (antes de Cristo)
Se
contarmos esse primeiro ano perceberemos que o século um durou até o ano 100.
Século
I = 01 ao 100.
Século
II= 101 ao 200.
Século
III= 201 ao 300.
Estamos
no século XXI (21) que começou no ano 2001 e terminará no ano 2100.
Podemos
notar que os séculos iniciam-se em 01 e terminam em 00. Exemplo o século X (10) começou no ano 901 e terminou no ano 1000.
Estamos
no ano de 2013 d.C; ou seja depois do nascimento de Jesus Cristo se passou 2013
anos, estamos no 3º milênio, pois o primeiro foi até o ano 1000 o segundo até o
ano 2000 e o terceiro inicio-se no ano de 2001 e seguirá até o ano 3000.
Como
converter anos em séculos?
Uma forma de saber em que século determinado ano
corresponde e usar a seguinte regra:
Exemplo 1 Exemplo 2 Exemplo 3
Ano 1000 Ano 1599 Ano 078
10 | 00 15 | 99 0| 78
10+ 0 = 10 15+ 01= 16 0+ 1= 1
Século X (10) Século XVI (16) Século I (01)
Para alunos que apresentam uma maior dificuldade (abstração) apresento a ideia de quantidade: exemplo, se estou devendo 1500 quanto devo pagar em notas de 100? A resposta 15, ou seja, século XV. Se devo 1530, devo 15 notas de 100 e um restante, esse restante conta como mais 01 (o próximo século já começou), então temos 15+01= 16 século XVI.
Observe a linha do tempo, que inicia a marcação do tempo a partir do nascimento de Cristo:
Essa linha facilita o entendimento da passagem do tempo contado a partir do nascimento de Cristo (marco).
Localização temporal: Por exemplo, estamos trabalhando com o século XV (d.C) quantos séculos passaram do século XV ao atual XXI? (21 - 15= 06 séculos); ou estamos estudamos algum conteúdo do século IV (a.C) quanto séculos passaram até o século XXI? (04+ 21= 25 séculos) A linha também ajuda o entendimento que o século V a.C é anterior ao II a.C. Muitos acreditam no inverso o que prejudica o desenvolvimento da noção de tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário