6 de fev de 2013

O Tempo, o Espaço e a História

Quem não se lembra de alguma
estória que começa: Era uma
vez...

Nada na História está fora do tempo e do espaço. Sempre que estudamos algum conteúdo devemos pressupor que ele ocorreu em um tempo e em um espaço. 



Por exemplo. Quando estudamos a História do “Descobrimento do Brasil”, estamos num intervalo de tempo que compreende parte do século XV (Tempo), envolvendo parte do continente Europeu, Oceano Atlântico e parte da América (Espaço). Ou seja, a disciplina História trabalha com o conceito de Tempo e Espaço, além de outros é claro.

A História não deve ser confundida com a ficção (história ou estória) ela segue algumas regras e conceitos, não pode partir apenas da imaginação do historiador. Ele escreve sobre a cultura, economia, política, religião (e varias outras coisas) seguindo alguns métodos e regras, por isso a História e considerada uma ciência.

Criamos o relógio e ele
controla o tempo
A partir do surgimento das primeiras civilizações o homem organizou e sistematizou formas de marcar o tempo, através de calendários e relógios. O que favoreceu diversos aspectos da vida, como, por exemplo, o desenvolvimento da agricultura que tinha no calendário um importante aliado, pois permitia prever as épocas corretas de plantio e colheita de grãos e cereais. Além de uma série de outros fatores, como rituais e oferendas.

Atualmente, nossas vidas são fortemente influenciadas pelo relógio e o calendário. A vida escolar, horário para acordar, refeições, brincadeiras, programas... (poderia citar vários outros) são controlados pelas horas, dias da semana e meses do ano. Se quero assistir um programa tenho que saber o dia e a hora. Para almoçar verifico o relógio, pois sei o horário que a refeição estará servida. O horário do jogo de futebol e por aí vai.

Sempre que iniciarmos novos conteúdos irei localizá-los no Tempo e no Espaço, para não cair no era um vez...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...