O Renascimento Comercial e Urbano
O período conhecido como Renascimento corresponde a
fase final da Idade Média. Época de transformações na estrutura, política,
econômica e social. O sistema feudal é substituído gradualmente, pelo
Capitalista; o reflorescimento comercial, a melhoria nas técnicas agrícolas,
além de movimentos como as Cruzadas abalaram as relações entre senhores e
servos, gerando o renascimento das
cidades.
A região da Península Itálica (atualmente a Itália)
localizava-se numa ponto estratégico próximo ao oriente, e das principais rotas
comerciais do período.
Graças a essa característica geográfica, havia uma
ampla camada de comerciantes enriquecidos, que investia parte de sua riqueza em
obras de arte, ou melhor financiavam artistas, o que representava poder, esses
comerciantes que financiavam artistas eram conhecidos como mecenas.
O mecenato só era possível devido a existência de
acumulo de capitais provenientes do comércio, nesse sentido, atribui-se a
primazia do renascimento cultural na região da Península , à sua condição de
centro comercial, ou seja a arte estaria diretamente ligada ao capital oriundo
das atividades comerciais, as três cidades mais desenvolvidas da época foram
Gênova, Veneza e Florença. Outros regiões desenvolveram-se artisticamente, como Inglaterra, Espanha, Portugal, França, Polônia e Países Baixos.
Principais características do movimento renascetista:
Principais características do movimento renascetista:
- Valorização da Antiguidade Clássica, isto é, o modelo artístico antigo é a referência dos artistas renascentistas.
- Antropocentrismo, o homem passa a ser entendido como o centro do Universo e não mais Deus (Teocentrismo) visão que vigorava durante a Idade Média.
- Ciência e a racionalidade passam a ser entendidas como elementos de explicação do mundo em contraposição ao religioso que vigoravam no modelo anterior.
- Realismo artístico, isto é a busca de representações perfeitas da realidade.
- Valorização de diversas áreas do conhecimento formando um entendimento amplo da realidade.
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