1 de mai. de 2012

DOMÍNIO DA TECNOLOGIA

      Se você tem menos de 20 anos tente imaginar sua vida sem computadores, celulares, videogames, tablets... Sim esse mundo existiu e não foi muito há tempo. 
     O século XX foi o século das transformações, das revoluções. A ideia defendida é a de que o homem revolucionou a tecnologia e a tecnologia revolucionou o homem.

      Ferro de passar, liquidificador, micro-ondas, maquina de lavar roupa... Modificaram o trabalho doméstico e facilitaram a vida das mulheres, com esses avanços elas ganharam o direito de trabalhar fora de casa.  A tecnologia que já foi imaginada como facilitadora da vida rendeu a elas uma nova jornada de trabalho. 
   Os computadores e a internet modificaram a forma de se conceber conhecimento. A sociedade da informação, que designa as transformações do conhecimento em junção com a flexibilidade trazida pela tecnologia, nos obriga a estudar mais para estarmos aptos para o trabalho.
   A tecnologia nos ilude. Grande parte da população trabalha para comprar computadores, televisores, celulares e videogames, além de serviços atrelados a eles, como internet, tv por assinatura, telefonia e jogos.  Hoje trabalhamos mais do que se trabalhava há décadas atrás. Além disso, a tecnologia intensificou o  individualismo. 
Clique no quadro de Bruce e tire suas próprias conclusões.
    Consumimos mais, por outro lado fazemos horas extras, temos dois empregos e trabalhamos em casa, homens e mulheres ganharam novas jornadas. As crianças e os adolescentes começam a trabalhar mais tarde, por outro lado, são exigidos quanto aos estudos, desde a mais tenra idade, fase em que deveriam se preocupar apenas com brincadeiras e com a descoberta do mundo.
   A tecnologia a serviço dos homens ou os homens a serviço da tecnologia? Ou decifra-me ou devoro-te. 
clique aqui
   O uso da tecnologia não é algo novo na História. Desde o período Paleolítico, na Pré-História, o homem se apropriou de ferramentas para dominar o meio. Paleolítico é alusão ao uso de tecnologiapaleo designa velha e lítico pedra, pedra velha ou lascada.
   Com o passar do tempo e graças a algumas Revoluções possibilitadas pelo domínio do fogo, desenvolvimento da agricultura, siderurgia e criação da escrita, os homens aceleram o 
desenvolvimento de  tecnologias,  surge a Civilização,  repleta de de meios de transporte, comunicação, medicamentos e armas de destruição em massa como a BOMBA ATÔMICA.
      O avanço da tecnologia nos deslumbra. A propaganda sua irmã siamesa, gera um descontrole emocional, passamos a agir por impulso, trocamos instrumentos e máquinas por horas de trabalho, nos endividamos. 
TECNOLOGIA?
   Após a consumação criamos novas  necessidades ilusórias, enfim somos a força
motriz do sistema, escravos da tecnologia. O inanimado ganhou vida, cresceu, se desenvolveu e inquestionavelmente dirige nossas vidas.

Um comentário:

  1. Adorei, ótimos argumentos,e um texto extremamente bem elaborado com incio, meio e fim, e uma conclusão estupenda! parabéns!!

    ResponderExcluir

O que é Revolução?

Imagine a seguinte situação:    Paulo mora com seus pais André e Joana. André é gerente de uma grande empresa o que proporciona um bom...