3 de set de 2012

Projeto: Informática se aprende na escola

   O projeto foi elaborado visando atender as necessidades dos alunos da escola "Adail Malmegrim Gonçalves". Para saber sobre o projeto clique em continuar lendo, logo abaixo, para saber sobre o andamento clique a aqui.

Introdução
   O uso da informática e da Rede Mundial de Computadores (internet) vem crescendo nas últimas décadas. Antes restrita a alguns laboratórios e agências de governo, tornou-se um ferramenta imprescindível no mundo do trabalho, nas universidades, na vida cotidiana e principalmente nas escolas, onde seu potencial pedagógico tornou-se essencial na organização de projetos e trabalhos.
   No ano de 2012, iniciei o desenvolvimento do blog “Passados e Tempos”, além de uma série de projetos que atrelassem minha prática docente com recursos tecnológicos, visando um melhor aproveitamento do potencial didático e interativo das mídias digitais.    No final do mês de fevereiro montei as primeiras aulas no blog. No momento em que as desenvolvi no laboratório de informática, presenciei a dificuldade de grande parte dos alunos no uso dos recursos tecnológicos. O simples fato de digitar a url do blog era uma tarefa trabalhosa para alguns, o que dificultou o desenvolvimento das aulas.

Entorno
   A escola estadual “Adail Malmegrim Gonçalves”, localizada no distrito de Água Vermelha, distante aproximadamente 15 quilômetros do centro de São Carlos, recebe alunos da vila (nome pelo qual alguns moradores referem-se ao distrito) e de regiões rurais do entorno.
    O serviço de internet nessas regiões é precário ou mesmo inexistente, situação agravada pela carência material de muitas famílias, que não dispõe de recursos para a aquisição de um simples computador.

Aprendizagem dialógica
   Analisando a situação e conversando com a estagiária Rosangela Dias dos Santos pensamos em uma solução para o problema, o que necessariamente passaria por algumas aulas de informática. Apresentei a ideia geral do projeto para a coordenadora pedagógica e para a diretora da escola “Adail”. Nesse momento “amadureceu” a proposta do projeto, que a principio consistiria em trabalhar com alguns conceitos de informática e de forma específica com alguns programas do pacote Microsoft Office, como o Word, o Power Point e o Excel, além de conceitos básicos sobre o uso da internet.

Justificativa
   O ensino de conceitos de forma mecânica e sem relação com situações práticas vem sendo questionado nos últimos anos por diversos educadores e pedagogos. Propor projetos, estabelecer metas e desafios vai ao encontro da condição psicológica dos adolescentes, afeitos ao dinamismo e a aulas práticas e interativas.
      O projeto se justifica pela existência, na unidade escolar, de uma estrutura material (laboratório de informática) e recursos humanos (professores e estagiários qualificados) que viabilizam o desenvolvimento do projeto.

Objetivos Gerais
   O projeto consiste em ensinar conceitos básicos de informática, tendo como frente os programas da Microsoft citados acima e a pesquisa na Rede Mundial de Computadores, priorizando a pesquisa de conteúdos e imagens, além de noções básicas de referência e citações. Sendo estes os principais objetivos do projeto.
   Para tanto, o uso dos programas e a estratégia da pesquisa foram pensadas em paralelo ao desenvolvimento de uma pesquisa interdisciplinar, que contemple os conhecimentos de várias disciplinas. Ou seja, o uso dos recursos de informática partirá das necessidades exigidas para a apresentação do projeto, que serão definidos de forma pontual no item “Metodologia”.

Objetivos Específicos
·         Digitação, acentuação e a organização básica do teclado.
·         Noções básicas do uso de mecanismos de pesquisa na Internet.
·         Digitação e recursos básicos do programa Word: escrita de texto, parágrafos, espaçamento, letras, correção ortográfica.
·         Criação de Slides, inserção de caixa de texto, figuras e edição de imagens no programa Power Point.
·         Tabulação de dados, criação de tabelas e gráficos no programa Excel.

Metodologia
   Uma das propostas defendidas pelo pensador “Norberto Bobbio” é a elaboração de projetos compartilhados (autogestão), isto é, que a tomada de decisões não seja verticalizada e hierarquizada, mas sim horizontalizada, no sentido de elaborar e executar conjuntamente projetos e tomadas de decisões que sejam de interesse público. Nesse sentido, professor, coordenadora e estagiária dialogaram sobre as melhores possibilidades e etapas necessárias para a execução do projeto, que foram descritas para facilitar o desenvolvimento do projeto.
1ª Etapa:
A coordenadora e os professores envolvidos farão uma explanação geral do projeto para os alunos, explicando sobre a importância do uso de tecnologias para o sucesso da aprendizagem e especificamente sobre as propostas e etapas do projeto. (sala de aula)
2ª Etapa
Os alunos serão divididos em duplas, devido ao número de computadores disponíveis e optarão por um dos temas oferecidos. (sala de aula)
3ª Etapa
O professor envolvido acompanhará os alunos na sala de informática, onde a estagiária irá ensinar alguns conceitos básicos descritos nos Objetivos Específicos.
4ª Etapa
Os professores envolvidos e a estagiaria irão orientar os alunos na pesquisa do tema escolhido, selecionando informações textuais, estatísticas e visuais. (sala de informática)
5ª Etapa
Os professores envolvidos irão orientar sobre a execução do projeto, considerando a natureza de sua área de conhecimento e adequando as habilidades necessárias para o uso dos três programas referenciados:
1.0        Word: Cada grupo desenvolverá uma síntese de vinte a trinta linhas. (sala de aula)
      1.1Após a elaboração da síntese, o trabalho deverá ser digitado no editor de texto Word. (sala de informática)

2.0        Excel: Os grupos farão o tratamento da informação, visando o desenvolvimento de uma tabela e de um gráfico pertinente à síntese desenvolvida. (sala de aula)
      2.1 Após o levantamento de dados, os grupos deverão montar uma tabela e um gráfico. (sala de informática)

3.0        Power Point: Nessa etapa, os grupos iniciarão a montagem do texto, das imagens e dos dados estatísticos, adequando-os a síntese produzida (sala de informática).
3.0 Por fim, será feita a edição e produção final das apresentações de slides. (sala de informática)

Cronograma
   O cronograma foi organizado com o intuito de adequar as etapas descritas no item metodologia ao andamento do projeto, mas pode sofre adaptações de acordo com o andamento das etapas.
Etapa/
nº aulas
1 aula
2 aulas
3 aulas
1ª etapa
X

2ª etapa
X

3ª etapa
X
4ª etapa

X
5ª etapa 1.0


X
5ª etapa 1.1

X

5ª etapa 2.0

X

5ª etapa 2.1


X
5ª etapa 3.0


X
5ª etapa 3.1
X



Andamento
   O projeto foi pensando de forma dinâmica

Bibliografia
BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. 11ª. ed. Brasília: Editora UnB, 1998, vol 1.








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