O projeto foi elaborado visando atender as necessidades dos alunos da escola "Adail Malmegrim Gonçalves". Para saber sobre o projeto clique em continuar lendo, logo abaixo, para saber sobre o andamento clique a aqui.
Introdução
O
uso da informática e da Rede Mundial de Computadores (internet) vem crescendo
nas últimas décadas. Antes restrita a alguns laboratórios e agências de
governo, tornou-se um ferramenta imprescindível no mundo do trabalho, nas
universidades, na vida cotidiana e principalmente nas escolas, onde seu
potencial pedagógico tornou-se essencial na organização de projetos e
trabalhos.
No
ano de 2012, iniciei o desenvolvimento do blog “Passados e Tempos”, além de uma
série de projetos que atrelassem minha prática docente com recursos
tecnológicos, visando um melhor aproveitamento do potencial didático e
interativo das mídias digitais. No
final do mês de fevereiro montei as primeiras aulas no blog. No momento em que
as desenvolvi no laboratório de informática, presenciei a dificuldade de grande
parte dos alunos no uso dos recursos tecnológicos. O simples fato de digitar a
url do blog era uma tarefa trabalhosa para alguns, o que dificultou o
desenvolvimento das aulas.
Entorno
A escola
estadual “Adail Malmegrim Gonçalves”, localizada no distrito de Água Vermelha,
distante aproximadamente 15 quilômetros do centro de São Carlos, recebe alunos
da vila (nome pelo qual alguns moradores referem-se ao distrito) e de regiões
rurais do entorno.
O serviço de internet nessas regiões é
precário ou mesmo inexistente, situação agravada pela carência material de
muitas famílias, que não dispõe de recursos para a aquisição de um simples
computador.
Aprendizagem dialógica
Analisando
a situação e conversando com a estagiária Rosangela Dias dos Santos pensamos em
uma solução para o problema, o que necessariamente passaria por algumas aulas
de informática. Apresentei a ideia geral do projeto para a coordenadora
pedagógica e para a diretora da escola “Adail”. Nesse momento “amadureceu” a
proposta do projeto, que a principio consistiria em trabalhar com alguns conceitos
de informática e de forma específica com alguns programas do pacote Microsoft Office,
como o Word, o Power Point e o Excel, além de conceitos básicos sobre o uso da
internet.
Justificativa
O
ensino de conceitos de forma mecânica e sem relação com situações práticas vem
sendo questionado nos últimos anos por diversos educadores e pedagogos. Propor
projetos, estabelecer metas e desafios vai ao encontro da condição psicológica
dos adolescentes, afeitos ao dinamismo e a aulas práticas e interativas.
O projeto se justifica pela existência,
na unidade escolar, de uma estrutura material (laboratório de informática) e
recursos humanos (professores e estagiários qualificados) que viabilizam o
desenvolvimento do projeto.
Objetivos Gerais
O
projeto consiste em ensinar conceitos básicos de informática, tendo como frente
os programas da Microsoft citados acima e a pesquisa na Rede Mundial de
Computadores, priorizando a pesquisa de conteúdos e imagens, além de noções
básicas de referência e citações. Sendo estes os principais objetivos do
projeto.
Para
tanto, o uso dos programas e a estratégia da pesquisa foram pensadas em
paralelo ao desenvolvimento de uma pesquisa interdisciplinar, que contemple os
conhecimentos de várias disciplinas. Ou seja, o uso dos recursos de informática
partirá das necessidades exigidas para a apresentação do projeto, que serão
definidos de forma pontual no item “Metodologia”.
Objetivos Específicos
·
Digitação, acentuação e a organização básica
do teclado.
·
Noções básicas do uso de mecanismos de
pesquisa na Internet.
·
Digitação e recursos básicos do programa
Word: escrita de texto, parágrafos, espaçamento, letras, correção ortográfica.
·
Criação de Slides, inserção de caixa de
texto, figuras e edição de imagens no programa Power Point.
·
Tabulação de dados, criação de tabelas e
gráficos no programa Excel.
Metodologia
Uma
das propostas defendidas pelo pensador “Norberto Bobbio” é a elaboração de
projetos compartilhados (autogestão), isto é, que a tomada de decisões não seja
verticalizada e hierarquizada, mas sim horizontalizada, no sentido de elaborar e
executar conjuntamente projetos e tomadas de decisões que sejam de interesse
público. Nesse sentido, professor, coordenadora e estagiária dialogaram sobre
as melhores possibilidades e etapas
necessárias para a execução do projeto, que foram descritas para facilitar
o desenvolvimento do projeto.
1ª Etapa:
A coordenadora e os professores envolvidos
farão uma explanação geral do projeto para os alunos, explicando sobre a
importância do uso de tecnologias para o sucesso da aprendizagem e
especificamente sobre as propostas e
etapas do projeto. (sala de aula)
2ª Etapa
Os alunos serão divididos em duplas, devido
ao número de computadores disponíveis e optarão por um dos temas oferecidos.
(sala de aula)
3ª Etapa
O professor envolvido acompanhará os alunos
na sala de informática, onde a estagiária irá ensinar alguns conceitos básicos
descritos nos Objetivos Específicos.
4ª Etapa
Os professores envolvidos e a estagiaria irão
orientar os alunos na pesquisa do tema escolhido, selecionando informações
textuais, estatísticas e visuais. (sala de informática)
5ª Etapa
Os professores envolvidos irão orientar sobre
a execução do projeto, considerando a natureza de sua área de conhecimento e
adequando as habilidades necessárias para o uso dos três programas
referenciados:
1.0
Word: Cada
grupo desenvolverá uma síntese de vinte a trinta linhas. (sala de aula)
1.1Após
a elaboração da síntese, o trabalho deverá ser digitado no editor de texto Word.
(sala de informática)
2.0
Excel:
Os
grupos farão o tratamento da informação, visando o desenvolvimento de uma
tabela e de um gráfico pertinente à síntese desenvolvida. (sala de aula)
2.1
Após
o levantamento de dados, os grupos deverão montar uma tabela e um gráfico.
(sala de informática)
3.0
Power Point: Nessa etapa, os grupos
iniciarão a montagem do texto, das imagens e dos dados estatísticos,
adequando-os a síntese produzida (sala de informática).
3.0 Por
fim, será feita a edição e produção final das apresentações de slides. (sala de
informática)
Cronograma
O
cronograma foi organizado com o intuito de adequar as etapas descritas no item
metodologia ao andamento do projeto, mas pode sofre adaptações de acordo com o
andamento das etapas.
Etapa/
nº aulas
|
1 aula
|
2 aulas
|
3 aulas
|
1ª etapa
|
X
|
||
2ª etapa
|
X
|
||
3ª etapa
|
X
|
||
4ª etapa
|
X
|
||
5ª etapa 1.0
|
X
|
||
5ª etapa 1.1
|
X
|
||
5ª etapa 2.0
|
X
|
||
5ª etapa 2.1
|
X
|
||
5ª etapa 3.0
|
X
|
||
5ª etapa 3.1
|
X
|
Andamento
O projeto foi pensando de forma dinâmica
Bibliografia
BOBBIO,
Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. 11ª.
ed. Brasília: Editora UnB, 1998, vol 1.
Ficou muito bom...
ResponderExcluir